Luto
Pelotas perde Neiva Kaastrup Fetter
Ex-primeira-dama do município, viúva de Edmar Fetter, morreu neste domingo aos 93 anos
Divulgação -
Aos 93 anos, morreu neste domingo, em Pelotas, Neiva Kaastrup Fetter. Dita pelos amigos como uma mulher de temperamento afável, Neiva nasceu em 19 de novembro de 1926, filha de Hugo Kaastrup e Ida Caruccio Kaastrup.
Casou-se em 1946 com Edmar Fetter, quando tinha apenas 20 anos. Professora por formação, aos 19 anos, no Instituto Assis Brasil, não chegou a exercer a atividade, pois dedicou-se a formar um lar, criar os filhos e a ser um dos pilares que davam base ao empreendedorismo do marido empresário e sua sina de homem público.
A carreira política do marido a levou a ser primeira-dama do município entre os anos de 1964 e 1969, quando ele foi eleito prefeito. Também o acompanhou quando Edmar Fetter exerceu o cargo de vice-governador do Estado, entre os anos de 1971 e 1975.
O casamento frutífero foi interrompido após 44 anos de parceria, amor e cumplicidade, com a morte de Edmar Fetter em 1990.
Pelotense, Neiva Kaastrup Fetter teve três filhos: Luiz Carlos Fetter, Antônio Carlos Fetter e a caçula Virginia Fetter, atual diretora do Diário Popular. Da vida foi ainda presenteada com a vinda dos netos Rodrigo, Frederico e Marcelo, filhos de Virginia, e Carlos Guilherme e Otávio, de Antônio Carlos. Recentemente, o neto Rodrigo deu a ela um novo presente, a bisneta Maria Laura.
Em texto escrito pela filha Virginia e publicado na última terça-feira no Diário Popular, detalhou peculiaridades da dedicação da mãe durante o período em que Edmar Fetter foi prefeito, em especial aos menos favorecidos. "Trabalhava incansavelmente oito horas por dia, na Legião Brasileira de Assistência, gratuitamente, como achava ser seu dever. Sempre muito criativa, montou uma Farmácia Popular, onde filas de pessoas iam buscar com as receitinhas na mão a medicação que ela conseguia de graça com os laboratórios. No Abriguinho Infantil criou, com o apoio de dezenas de amigas, vários cursos profissionalizantes para mulheres que precisavam aumentar a renda familiar e criar dignamente seus filhos."
Quando nova, Neiva também esteve envolvida em entidades beneficentes e fez parte da Liga Feminina de Combate ao Câncer. Além dos filhos, noras, netos e bisnetos, deixa a irmã Daisy Kaastrup Stephan, mulher do ex-reitor do UFPel, já falecido, Ibsen Wetzel Stephan (1977-1981), e o sobrinho José Luiz Stephan.
A cerimônia de despedida ocorre a partir das 7h desta segunda-feira (24), na Capela A-1, do Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula. O sepultamento está marcado para as 17h.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário